A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Disputa de Condomínios - Sabesp
Clique para baixar o resultado

Água

Compreendida como uma questão de justiça social, a medição individualizada de consumo – água, energia e gás – em condomínios, já é uma realidade em vários lugares do mundo. Na Europa surgiu na década de 50 e hoje, com um sistema mais evoluído, conta com empresas especializadas que fazem os serviços de leitura, rateio e manutenção do sistema. No Brasil a discussão do tema foi provocada pela necessidade de redução de consumo em períodos de racionamento de água.

Era notório que a demanda por medição individualizada do consumo de água vinha crescendo como necessidade de mercado e como prioridade para moradores de prédios e condomínios, horizontais e verticais, notadamente pelo que ela representa em termos de economia e equidade social. Inegável, também, tratar-se de solução de alta complexidade e muitas vezes inviável, especialmente em prédios já construídos, devido aos custos elevados, à exigência de substituição quase total das instalações hidráulicas internas e às reformulações na gestão financeira e administrativa do imóvel.

Define-se como Medição Individualizada, a instalação de pelo menos um hidrômetro por sistema (água fria e água quente) em cada unidade autônoma, de forma que seja possível medir seu consumo de água.

A Medição Individualizada é a setorização de consumo das unidades autônomas de uma edificação residencial. comercial ou industrial, permitindo uma gestão mais efetiva sobre os consumos individuais, gerando economia e o USO RACIONAL DA ÁGUA.

idealização
logo grupo gaia
idealização e realização
logo sagarana
apoio e patrocínio
logo sabesp
patrocínio de premiação
logo fabrimar
colaboração
logo green building council brasil logo sindiconet logo amam
apoio
logo prefeitura de são paulo logo governo de são paulo